domingo, 19 de agosto de 2007

Olá pessoal,
por onde passo não tem como não origamizar...
então deixo aqui a matéria de 2006 com o trabalho que realizava la na GM-RIO



Guarda municipal ensina a arte do Origami
para alunos de escola municipal no Leblon


A arte que ajuda a desenvolver a criatividade e o equilíbrio emocional. Assim pode-se resumir o Origami, arte oriental que ganhou a graça das crianças que estudam no Ciep Nação Rubro-Negra, no Leblon. Há oito meses elas vêm aprendendo as técnicas milenares com o guarda municipal Bruno Ferraz, de 28 anos. Lotado na 2ª Inspetoria da Guarda Municipal (Zona Sul), ele atua no patrulhamento da Praça Cláudio Coutinho, no Leblon, e no controle urbano da região. Em parceria com a unidade escolar, o comando da 2ª Inspetoria permitiu que ele ensinasse os alunos a criar objetos e animais com uma simples folha de papel.

Segundo o GM Ferraz, a tarefa é muito gratificante. “É um prazer muito grande ver aquelas crianças sentadinhas desenvolvendo a criatividade. Eles realmente “viajam” nas criações”, avalia ele, que procura ensinar os alunos a fazerem objetos que mais tenham a ver com a realidade em que vivem. “A maioria das crianças mora na Rocinha e Vidigal e não tem muito acesso a brinquedos, logo improvisam. Por isso procuro ensiná-los a construir brinquedos que dêem noção de movimento como carrinhos e aviões”, diz.

As aulas acontecem em dias intercalados, das 14h10m às 15h, atendendo cinco turmas da 3ª série do Ensino Fundamental com um total de 100 alunos entre 7 e 9 anos. Outro aspecto importante que notou quando começou a ministrar as aulas foi a mudança de visão das crianças em relação à GM-Rio. “Antes elas nos olhavam com uma certa distância e apreensão. Com a aproximação, elas mudaram totalmente essa concepção. Adquiri a confiança e agora elas me param na rua para me abraçar”.

Autodidata, Bruno dá aulas particulares e conta que na infância sempre gostou de brincar com avião de papel. “Tinha a sensação de que seria aviador ou trabalharia com papel”. Com livro e DVD lançados, ele promove workshops e até já expôs suas obras em galeria de centro cultural. Entre os trabalhos apresentados, se destacam um besouro e uma tartaruga de 1,60m. Enquanto leva apenas segundos para criar pequenos objetos, os animais gigantes exigem mais de duas horas para montar. Seus trabalhos estão disponíveis no site www.ferrazorigami.com.br.

Uma arte milenar - Origami é uma palavra japonesa que significa dobrar (oru) papel (kami). Segundo alguns estudiosos, as primeiras figuras de origami surgiram na antigüidade, por volta do século VI, quando um monge budista trouxe para o Japão o método de fabricação do papel da China, via Coréia, onde até então não era conhecido. O GM Bruno Ferraz já trabalha com essa arte há dez anos e sempre procurou ensinar essa técnica a outras pessoas através de trabalhos sociais. Além de ser um diferencial exemplar de lazer, o Origami ajuda a desenvolver a psicomotricidade da criança, pois trabalha os dois hemisférios cerebrais, ou seja, aprimora a memória, a coordenação motora e a visão espacial.

fonte: http://www.rio.rj.gov.br/gmrio/site_novo/html/news/EVENTOS/origami.htm

Nenhum comentário: