sábado, 18 de agosto de 2007

Informativo II - 29/08/2006



Informativo II - 29/08/2006

Ola origamistas,

conteúdo:

artigos
agenda
links comentados

ARTIGOS

Origami e a ética
Resolvi escrever um pouco sobre a ética no origami, pois vejo muitas pessoas cometendo erros ou por falta de conhecimento ou não. Estarei falando um pouco sobre a ética no origami, nas vendas, artesanato, diagramas, invenções, diagramações, citações. Não estou dando soluções, mas apenas clarear esse caminho que aqui no Brasil ainda não está muito bem definido. Se formos ver os conselhos federais, regionais de contabilidade, medicina, psicologia... todos tem um código de ética, ou seja, no momento que você se forma em psicologia, por exemplo, e se filia ao conselho para poder clinicar ou trabalhar em outra função, você precisa seguir o código de ética, que tem o objetivo de quando algum cliente, paciente, contratar os serviços deste profissional irá saber que eles seguem um código, um padrão. Poderíamos entrar também no que diferencia a ética da moral, mas isso é um outro assunto...
falando um pouco sobre alguns temas a serem refletidos:

vendas e artesanato - O que seria o correto e já vi em algumas lojas aqui no Brasil e em sites é dizer em um papel anexo quem é o autor do origami e o nome do artista que dobrou, podendo também descrever o papel utilizado ou livro. Enfim, mostrar que aquela peça não foi totalmente criada pelo executor. O ideal seria uma autorização do criador, já que será vendido, mas como pedir autorização de pessoas que muitas das vezes não temos como entrar em contato ou não sabemos falar outro idioma. Um origami estampado na capa de uma revista de grande circulação por exemplo, caso tenha um criador, ou seja, não seja de domínio público, tem que ser autorizado pelo autor. Muitos sites colocam essa observação que caso seja usado para fins comerciais os seus modelos sua autorização é necessária.

diagramas e livros - essa é uma parte que com certeza é a mais complicada. Quem nunca tirou xerox de um livro ou um diagrama que atire a primeira pedra. Não podemos estimular esse tipo de prática, ilegal. Vemos sites colocando livros completos para download. Fico imaginando autores que demoraram 10 anos para completar seu livro e em questão de segundos está disponível na internet, em arquivos pdf, jpg... Isso acontece na música, no cinema, dvd. Acabar sei que é impossível, mas podemos refletir sobre essas atitudes. Já cometi esses erros, ou de tirar xerox ou de visitar sites que tenham esse material. Como autor de livro já ouvi pessoas dizendo pra mim assim: Você pode emprestar o seu livro para eu tirar xerox?! Não me lembro o que respondi, mas sei que não emprestei...

invenções, diagramações - como saber se o modelo foi criado totalmente pelo autor ou ele pegou no penúltimo passo de um outro modelo e modificou 2 dobrinhas, por exemplo ? Podemos colocar que o modelo foi adaptado a partir de... ou colocar como uma variação?

exposição - ao expor, o mínimo que podemos fazer é dizer a fonte do origami, autor, livro...

Um dia teremos um conselho regional de origami ou federal? Vejo que as associações, grupos de estudo tem essa importante missão.

Bruno Ferraz

CP - Crease pattern
Apenas uma introdução para os que não conhecem um conceito diferente de diagramação de modelos de origami o Crease Pattern. Mas o que é esse padrão de dobras, mapa, todos passos do origami em uma única imagem?
Uma coisa é certa, dessa forma consegue-se inventar modelos muito mais complexos, mas também para entender e dobrar é com certeza mais dificil, pois exige além de ter uma base no origami, também ter o olhar como que no xadrez, pois quando você olha o mapa pelo desenho das dobras você já consegue imaginar o que é cada parte. É dificil explicar, mas uma vez aprendido, as possibilidades são inúmeras. Para ilustrar logo abaixo tem links para vocês poderem ver. Tem um grupo no yahoogrupos que é só sobre isso, grupoorigamipatrones, para quem quiser tem o endereço logo abaixo.
Ja inventei alguns origamis usando esse método e posso dizer que as possibilidades aumentaram significativamentes. Robert Lang, tem um programa em seu site que é só para isso, realmente não sei nem começar.
Mas o que é Crease Pattern? podemos defini-lo por algumas de suas características, na verdade ainda não se tem uma definição exata do que seja. Uma representação gráfica de dobras, vale e montanha. Um mapa? Usamos uma folha de papel para tudo isso e muitos cp vem diferenciando vale e montanha, outros não... Continue a pesquisa e boa sorte!

links relacionados ao tema
grupo de CP: http://es.groups.yahoo.com/group/grupoorigamipatrones/
http://spinflipper.com/origami/cp/tech3.html
http://www.folders.jp/index.shtml
http://chosetec.darkclan.net/origami/
http://oriproyectos.blogspot.com/
http://langorigami.com/index.php4

Bruno Ferraz

Contando História com o origami
Contar história é uma arte, agora contar história dobrando o papel é melhor ainda. Seus benefícios são diversos, dependendo do objetivo que se quer. Quando resolvi escrever sobre isso, lembrei de duas pessoas: Lena das Dobraduras e a Regina Porto do Viva e deixe viver. A primeira todos conhecem por seu trabalho e seus livros fazendo um trabalho multidisciplinar ou posso até dizer transdisciplinar, a segunda é uma ong que trabalha com crianças hospitalizadas contando histórias sendo o origami bastante utilizado como mais um instrumento, como por exemplo: ou para aproximar a criança que está na cama desanimada ou inserindo o origami na própria história.

mais informações:

www.vivaedeixeviver.org.br (vários Estados)
rio@vivaedeixeviver.org.br / rio de janeiro - Regina Porto

Lena das Dobraduras - http://www.dobraduras.com/

Algumas histórias:
http://www.ferrazorigami.com.br/?q=node/31
http://www.ferrazorigami.com.br/?q=node/39

Bruno Ferraz

AGENDA

1ª Exposição Internacional de Origami
13 a 31 de outubro/2006
3ª Jornada Nacional de Origami
14 e 15 de outubro/2006
São Paulo – Brasil
Os interessados em expor seus trabalhos nas modalidades: criação, adaptação, dobra e infantil deverão entrar em contato, pelo e-mail yara@donquixote.com.br e solicitar o regulamento

Curso em vídeo:
http://www.ferrazorigami.com.br/?q=node/37

Curso de origami RJ:
http://www.ferrazorigami.com.br/?q=node/25

Curso de origami e exposição:
A Exposição visa divulgar o Origami no Ceará e incentivar a leitura através das dobraduras com contação de histórias, ensino da matemática, ciências. Atendemos durante a exposição professores, alunos do curso técnico de enfermagem entre outros nas Oficinas de Origami (8 oficinas). O projeto é da biblioteca do Senac Crato Ceará. A exposição está organizada nos espaços ambientais de todo o Senac (recepção, hal de entrada, varanda e corredores) e vai até dia 31 de agosto. Todas os origamis foram copiados por Cícero Carlos e contou com a consultoria do Bruno Ferraz, por e-mail. www.ce.senac.br

Papel origami:
http://www.ferrazorigami.com.br/?q=node/35

LINKS COMENTADOS

Roberto Gretter - vários videos dele e seu filho brincando com modelos diferentes de origami, com movimento. dica: se não conseguir ver, clique o botao direito do mouse e salve. http://ditelo.itc.it/people/gretter/action_origami.html

Blog mantido por Vanessa da Silva muito legal, com várias dicas e artigos. www.noshigami.blogspot.com/

Esse site sobre Bonecas japonesas em origami feitas por: Carlos Cesar Marcantonio e Jacqueline Lopasso
www.bonecasemorigami.com.br

até o próximo,
dúvidas, sugestões e contribuições serão sempre bem vindas!

Bruno Ferraz
www.ferrazorigami.com.br

Nenhum comentário: